quinta-feira, 14 de julho de 2011

PROJETO "MENTES QUE BRILHAM"


PROJETO “MENTES QUE BRILHAM”

Nome do cursista
 Edna Costa dos Santos Ramos
Nome da Escola: E.E.E.F.M. Alkindar Brasil de Arouca
Local: Guajará – Mirim / Rondônia
Série: 9º ano 10                      Número de alunos: 30
Professores envolvidos:
Ageu Guanacoma
Edna Costa dos Santos Ramos
Mônica Ambrosia de Assunção
Ruth Gomes Estrada de Assis
Walter Ivan Penha Pedraza
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A divisão de grupos dentro da turma  gera  pequenas desavenças que culminam numa visão distorcida sobre a turma /  Metodologia do espírito de equipe
3. Justificativa
Desavenças dentro de uma turma são comuns, principalmente, na faixa etária que os discentes desta turma se encontram. Mesmo diante das diferenças eles encontram forças para se unirem em prol de um bem comum e desenvolver projetos que se lapidados mostram-se pedras preciosas de excelente lote.
Desmistificar a fama de desordeira da classe será um processo trabalhoso mas, não impossível. Um voto de confiança é algo que por ser simples seja um processo que traga  bons frutos, talvez seja até disso que estes alunos necessitem para desabrocharem e mostrar o que podem fazer de positivo.
4. Objetivo (s)
  • Propor à turma uma atividade envolvendo as TIC's sobre alguma atividade realizada na escola.
  • Valorizar as habilidades e competências dos discentes.
  • Estimular o uso das TIC's como ferramentas do trabalho escolar.
  • Trabalhar o processo de espírito de equipe – do coletivo - da turma como um todo.
  • Criar um blog da turma.
5. Conteúdos
  • Língua Portuguesa: Gêneros textuais mistos
  • Ensino Religioso: Princípios / Conceitos sobre temáticas como: Amizade, Família,etc
  • Matemática: Criar uma planilha do quantitativo arrecadado dos produtos utilizado no arraial.
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
Ensino Religioso
Matemática
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Metodologia/Procedimentos:

O projeto será apresentado aos alunos como sendo um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Matemática.
A classe dividirá-se em grupos que ficarão responsáveis por fotografar e desenvolver slides a partir das fotografias tiradas da festa junina da Escola no dia 22/06/2011. Além dos slides, será feito um levantamento do quantitativo arrecadado em produtos perecíveis para a realização do arraial. Estes slides serão apresentados durante a aula de um dos professores envolvidos e posteriormente serão postados em um blog criado pelos  alunos do 9º ano 10 deste estabelecimento de ensino.

Cronograma:

  • 20/06/2011: Apresentação do projeto / Orientações sobre como fazer
  • 22/06/2011: Arraial da escola / coleta do material fotográfico
  • 23/06/2011 à 26/06/2011: Desenvolvimento dos slides
  • 27/06/2011: Apresentação parcial dos slides.
  • 28/06/2011: Eleição do nome do blog e sua criação pela turma
  • 28/06/2011: Apresentação final dos trabalhos e divulgação para a comunidade escolar do blog
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
  • Máquinas digitais e/ou celulares;
  • CD's ou pendrives;
  • notebook;
  • acesso à internet;
  • alunos e professores.
9. Registro do processo
O projeto foi apresentado aos alunos que demonstraram empolgação com a atividade proposta. Fizeram muitas perguntas que foram respondidas pelo professor que fazia a exposição. A princípio, pareciam meio inseguros sobre  a coleta e o registro das informações coletadas. Em seguida, montaram seus grupos e começaram o planejamento com a divisão das tarefas a serem realizadas pelos componentes.

10. Avaliação e Resultados esperados
O projeto culminará na construção de um blog que será criado pelos alunos com o objetivo de divulgar todas as produções da turma e divulgado para toda a escola.
O esperado é que a turma seja vista com outros olhos pela comunidade escolar – professores, funcionários e outros alunos - e que seja dissolvida essa visão criada ao redor da “animação” dos discentes da classe em questão.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
  • Jornal Mural News – da Escola;
  • Cartazes;
  • Blogs pessoais, Orkut, Facebook,Twitter, etc;
  • Boca a boca;
  • Pré – apresentação para a equipe gestora e posteriormente para a comunidade em geral.
12. Referências Bibliográficas

Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista

Nenhum comentário:

Postar um comentário