terça-feira, 7 de junho de 2011

Conceituando hipertexto

Bom para mim, a experiência de navegar no Google para pesquisar conceitos já se tornou um hábito. Mas posso dizer que mesmo utilizando a internet todos os dias, estou sempre descobrindo coisas novas e buscando o novo. E essa pesquisa em busca de conceitos de hipertexto e me possibilitou inúmeras e novas descobertas, como também muitos conceitos diferenciados de hipertexto. Uma aventura gratificante que sempre estimula a curiosidade a partir do momento em que você clica, no site de busca, a procura de informações e recebe em inúmeras e informações. Nesse momento me sinto como uma criança que acaba de ganhar um brinquedo, pois para mim a internet é sempre um brinquedo novo no qual eu aprendo todos os dias. E dos vários conceitos de hipertexto que encontrei o que eu mais gostei foi o que a professora Mônica postou.  “Os hipertextos são como teias de aranha ou uma rede de pesca, cada nó nos remete a outros caminhos de leitura. Não há a preocupação de seguir uma ordem linear de leitura, pois podemos começá-la em qualquer ponto do texto. A possibilidade de interação e as hipermídia utilizadas fazem com que o texto se torne ou não mais atraente ao leitor; dependendo da intenção contida na leitura”.

Experiência de navegação em hipertexto

Bom pela primeira vez que entrei no site Portal do Professor, entrei no espaço de aula e jornal do professor, me perdi algumas vezes, mas a professora Neia me deu uma ajudinha. Assim que me encontrei achei interessante e prático. Fiz meu cadastro, para ter acesso a materiais e atividades que vão me ajudar nas aulas e creio que a partir de hoje esse Portal do Professor será mais uma ferramento útil para preparação de minhas aula. Espero que meus colegas também tenham gostado.

Fórum Webquest.

Acredito que todo esse processo de integração da aprendizagem com todas as ferramentas tecnológicas fornecidas na atualidade estão ao nosso dispor para a resolução de problemas que a própria tecnologia nos trouxe por submeter-nos a tanta informação. Esses projetos de aprendizagem são salva-vidas de professor e aluno, digo, eles auxiliam ao profissional no desenvolvimento do conteúdo e favorece as diferentes competências e habilidades dos educandos. Este método desenvolve o lado crítico do aluno preparando este cidadão para o mundo.  

Quem sou como professor e aprendiz

Sou aquela que sonhou e lutou para realizar um sonho. O sonho de ser professora! E hoje sou professora com muito orgulho, mas também aprendi que como professora serei sempre uma aluna em constante aprendizado. Pois, eu creio que ser professor é buscar sempre o novo, a melhor forma de ensinar. É estar ligado nas novidades, nas novas tecnologias, buscando a melhor maneira de oferecer aos alunos novas experiências e conhecimentos. Estamos vivendo um novo tempo aonde as informações chegam numa velocidade assustadora, e nós temos que estar atentos para poder ajudar nossas crianças e adolescentes a lidar com essas novidades com responsabilidade.  Somos nós, professores, que temos que ter em mente que estamos ensinando muito mais que umas matérias. Estamos abrindo mentes e corações. Estamos formando vidas.

Para a 3ª série do TTB.

Para a 3ª série do TTB.

A era do hipertexto

  
Olá! Sou Edna Costa dos Santos Ramos, licenciada em Letras Português e suas respectivas literaturas. Atualmente, sou professora na E.E.E.F.M Alkindar Brasil de Arouca e na Escola Toufia Tanous Bouchabki. Espero ,através desse curso, proporcionar aos alunos o acesso às novas mídias, tornando as aulas mais dinâmicas e criativas.